China corta salários de suas estrelas de cinema por 'culto ao dinheiro'

© REUTERS / Yves HermanA atriz Fan Bingbing em Cannes, em 2015. Ele é uma das envolvidas na polêmica.
A atriz Fan Bingbing em Cannes, em 2015. Ele é uma das envolvidas na polêmica. - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades chinesas estão cortando o salário de seus atores de cinema em um esforço para conter a "distorção dos valores sociais" e o "culto ao dinheiro". Pequim também busca conter o uso de contratos falsos para maquiar os vencimentos reais de suas estrelas de cinema.

Agora, os salários dos atores não devem superar 40% do total dos custos de produção, enquanto os atores principais não poderão receber mais que 70% do total de salários do elenco. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Guardian nesta quinta-feira (28).

A mudança ocorre após atores chineses serem acusados de assinar contratos falsos para sonegar impostos.

Fragata chinesa Yulin realiza disparos de treinamento no mar da China Meridional em 24 de maio de 2015. - Sputnik Brasil
China encerra questão do mar do Sul da China com EUA
O apresentador de televisão Cui Yongyuan chegou a publicar fotos nas redes sociais de contratos da atriz Fan Bingbing. Um deles era de US$ 1,56 milhões, enquanto o segundo era de US$ 7,8 milhões. A prática de utilizar dois contratos, um oficial para apresentar às autoridades e outro com os reais vencimentos, ficou conhecida como "contratos yin-yang".

Após a repercussão do caso, Fan negou qualquer irregularidade enquanto Cui acusou outras celebridades do mesmo comportamento.

As autoridades chinesas afirmam que os "contratos ying-yang" prejudicam a qualidade da indústria cinematográfica do país, mas também encorajam a juventude chinesa a "perseguir cegamente estrelas". O comunicado disse que a indústria deve colocar os benefícios sociais acima de tudo.

Pequim também determinou que o assunto não deve ser assunto de muitos debates. Em diretiva encaminhada aos veículos de comunicação locais, afirmou que assuntos ligados aos "contratos ying-yang" e questões tributárias de atores de cinema devem ser "retidos".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала