Moscou promete a Nova Deli reduzir drasticamente os gastos para adquirir navios de nova geração para a Marinha da Índia, segundo um artigo publicado no diário The Economic Times.
Segundo fontes conhecedoras da proposta, a Rússia ofereceu à Índia uma alternativa: os direitos de propriedade intelectual do design desses submarinos e do primeiro protótipo, o que permitiria ao parceiro asiático construir uma quantidade ilimitada de submarinos.
Os planos atuais da Índia para obter os submarinos preveem "um concurso competitivo global" no valor de cerca de 10 bilhões de dólares (39 bilhões de reais) de que participarão a Rússia, França, Alemanha e Suécia. A proposta russa, no entanto, vem do governo e visa basear-se sobre o acordo intergovernamental existente chamado Advanced Technology Vessel Project (Projeto de Navio de Tecnologia Avançada, ATVP na sigla em inglês).
No âmbito do ATVP, a Índia construiu, com a participação ativa da Rússia, o seu primeiro submarino nuclear INS Arihant que finalizou a criação da tríade nuclear do país.
Se a Índia aceitar a proposta, a sua Marinha poderia finalmente poupar dinheiro em seus futuros submarinos de nova geração, adicionam as fontes consultadas.
O objetivo da proposta russa é elaborar um submarino que satisfaça todas as necessidades de Nova Deli, incluindo instalar os mísseis BrahMos e o sistema PIA desenvolvido em colaboração com a Organização de Desenvolvimento e Investigação de Defesa do país, assinala o The Economic Times.
Se a licitação internacional continuar, a Índia deveria pagar com antecedência ao empreiteiro selecionado dois bilhões de dólares (quase oito bilhões de reais), por isso a proposta russa pode reduzir o fardo financeiro que a Índia teria que pagar. O governo do país terá que decidir em breve por qual caminho optar, conclui o artigo.