Mais cedo, uma fonte da indústria de defesa declarou à Sputnik que na Rússia está sendo elaborado um avião para interferir nas comunicações de satélites militares inimigos. Conforme ela, a nova máquina vai substituir o avião Il-22 PP Porubschik da Força Aeroespacial.
Com isso, o analista notou que hoje em dia a Rússia não dispõe de um planador para realização da missão. De acordo com ele, o avião Il-76 de transporte militar deve se tornar uma plataforma para o Porubschik-2.
O interlocutor da Sputnik acrescentou que outras potências militares possuem elaborações parecidas. Em particular, Murakhovsky deu como exemplo a plataforma norte-americana RC-135W em que são instaladas plataformas para interferir nas comunicações de satélites.
Os aviões Porubschik são considerados uns dos mais eficazes entre os aviões de luta radioeletrônica. Podem detectar independentemente a emissão radioeletrônica dos sistemas antiaéreos inimigos, criar grandes obstáculos na sua comunicação ou falsificar sinais de radares. Com isso, nota-se que o Il22 PP não impede o funcionamento dos sistemas eletrônicos das suas tropas.