De acordo com o congressista, o chefe de Estado americano ainda falhou em defender os interesses dos EUA diante do presidente da Rússia na Finlândia.
"A coletiva de imprensa de hoje em Helsinque foi uma das apresentações mais desastrosas de um presidente americano na história. O estrago infligido pela ingenuidade do presidente Trump, seu egoísmo, falsa equivalência e simpatia pelos autocratas é difícil de calcular. Mas está claro que a cúpula de Helsinque foi um erro trágico", afirmou McCain através de um comunicado. "O presidente Trump não apenas falhou em falar a verdade sobre um adversário; mas, falando pela América para o mundo, nosso presidente falhou em defender o que nos faz ser o que somos — uma república de pessoas livres dedicadas à causa da liberdade em casa e no exterior".
Além do senador, outras personalidades dos EUA também se manifestaram negativamente sobre o encontro entre Trump e Putin. Em tom ainda mais duro, o ex-diretor da CIA John Brennan chegou a acusar o líder americano de traição, dizendo que seus comentários de mais cedo foram imbecis e que ele estaria "no bolso" do presidente russo.