"Acompanhei com muito cuidado a cobertura televisiva do encontro entre os líderes russo e americano, inclusive a coletiva de imprensa. Na minha opinião, várias horas de reunião esvaziaram a atmosfera política global, que tem sido muito opressiva ultimamente. Espero que os pontos de vista positivos sobre o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países, expressos hoje, levem, entre outras coisas, à abolição das sanções anti-russas pelos EUA e países da UE, bem como uma resposta da Rússia no futuro próximo", disse Foldyna.
"Vou citar apenas uma empresa como um exemplo, uma em que, como um parlamentar, estou bem familiarizado com a situação: a conhecida fabricante de máquinas TOS da pequena cidade de Warnsdorf. Devido à interrupção abrupta dos negócios na Rússia em 2014, a empresa perdeu grandes encomendas, sofreu enormes prejuízos e alguns dos funcionários perderam seus empregos. Acredito que a cooperação dos empresários tchecos e russos em breve será restaurada", disse Foldyna.
O sucesso das negociações de Helsinque deve ter um impacto positivo não apenas nas relações de Moscou com Washington, mas também com as nações da Europa Ocidental, defendeu o político. "A melhoria das relações entre os países traz benefícios não apenas para os líderes políticos, mas também para os cidadãos comuns", concluiu.
No início do dia, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, realizaram sua primeira cúpula de pleno direito na capital finlandesa de Helsinque.