Parlamentar tcheco 'Reunião de Putin e Trump pode levar à abolição de sanções anti-russas'

© REUTERS / Maksim ShemetovBandeiras da Rússia e dos EUA
Bandeiras da Rússia e dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
A cúpula entre EUA e Rússia em Helsinque eliminou o clima político e pode levar à abolição das sanções anti-russas num futuro previsível, defendeu Jaroslav Foldyna, vice-presidente do Partido Social-Democrata Tcheco em entrevista à Sputnik.

"Acompanhei com muito cuidado a cobertura televisiva do encontro entre os líderes russo e americano, inclusive a coletiva de imprensa. Na minha opinião, várias horas de reunião esvaziaram a atmosfera política global, que tem sido muito opressiva ultimamente. Espero que os pontos de vista positivos sobre o desenvolvimento das relações bilaterais entre os dois países, expressos hoje, levem, entre outras coisas, à abolição das sanções anti-russas pelos EUA e países da UE, bem como uma resposta da Rússia no futuro próximo", disse Foldyna.

Presidente russo Vladimir Putin durante a coletiva de imprensa conjunta com o lídr norte-americano Donald Trump - Sputnik Brasil
Putin após encontro com Trump: época de dura confrontação ideológica está no passado
Ele destacou que as sanções contra Moscou têm causado danos a empresas na Europa, em especial na República Tcheca.

"Vou citar apenas uma empresa como um exemplo, uma em que, como um parlamentar, estou bem familiarizado com a situação: a conhecida fabricante de máquinas TOS da pequena cidade de Warnsdorf. Devido à interrupção abrupta dos negócios na Rússia em 2014, a empresa perdeu grandes encomendas, sofreu enormes prejuízos e alguns dos funcionários perderam seus empregos. Acredito que a cooperação dos empresários tchecos e russos em breve será restaurada", disse Foldyna.

O sucesso das negociações de Helsinque deve ter um impacto positivo não apenas nas relações de Moscou com Washington, mas também com as nações da Europa Ocidental, defendeu o político. "A melhoria das relações entre os países traz benefícios não apenas para os líderes políticos, mas também para os cidadãos comuns", concluiu.

No início do dia, o presidente russo, Vladimir Putin, e seu homólogo estadunidense, Donald Trump, realizaram sua primeira cúpula de pleno direito na capital finlandesa de Helsinque.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала