Conheça os combates de guerra mais estranhos do século passado

© Foto / Public Domain / U.S. NavyDirigível norte-americano da classe K durante a 2ª Guerra Mundial
Dirigível norte-americano da classe K durante a 2ª Guerra Mundial - Sputnik Brasil
Nos siga no
Há vários casos de confrontos militares incomuns na história que aparentemente não deveriam ter acontecido. Um desses casos aconteceu há 75 anos, quando um dirigível norte-americano atacou um submarino alemão na costa da Flórida.

Andrei Kots, colunista da Sputnik, relembrou os duelos mais incomuns do século passado.

Dirigível contra submarino

Navio-patrulha Bezzavetny da Frota do Mar Negro choca com o cruzador norte-americano USS Yorktown, 12 de fevereiro de 1988 - Sputnik Brasil
Saga dos 'navios-aríete': quando o inimigo é atacado com o casco
Em 18 de julho de 1943, um dirigível norte-americano K-74 sobrevoou o Estreito da Flórida em uma missão de rotina. Os norte-americanos usavam essas aeronaves equipadas com radares para patrulhar a costa em busca de submarinos inimigos. Quando detectavam um desses submarinos, a tripulação do dirigível enviava imediatamente as coordenadas do alvo para um avião antissubmarino.

O piloto do dirigível K-74, o tenente Nelson Grills, avistou um submarino alemão durante a noite. Ao lado do submersível, havia dois navios norte-americanos: um petroleiro e um cargueiro. Temendo que o submarino tentasse atacá-los, Grills decidiu neutralizar o inimigo.

O dirigível abriu fogo com metralhadoras pesadas e lançou várias bombas, uma das quais danificou o U-134. O submarino respondeu ao ataque com um canhão de 20 mm que derrubou a aeronave.

Navio sendo torpedeado durante exercícios navais (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Do incêndio do Reichstag a 'tubinho' de Colin Powell: provocações como pretexto de guerra
A tripulação de dez homens do dirigível sobreviveu e o submarino se retirou rapidamente para reparar os danos. No dia seguinte, marinheiros norte-americanos resgataram a tripulação da aeronave. Todos foram salvos, exceto o mecânico Isadore Stessel — um tubarão o arrastou para a profundidade do oceano minutos antes do resgate.

Helicóptero contra caça

O helicóptero soviético de ataque Mi-24, apelidado de Krokodil (Crocodilo, em português), é reconhecido como uma aeronave eficiente para apoiar a infantaria, destruir tanques e fortificações. Além disso, o Mi-24 venceu várias batalhas contra outros helicópteros.

Mas o duelo mais incrível aconteceu no Líbano. Em 8 de junho de 1982, um Mi-24 sírio atacou um comboio de veículos blindados israelenses. Os israelenses enviaram para o local dois caças Phantom que descolaram do aeródromo mais próximo.

Um helicóptero quase não tem chance de enfrentar um caça. No entanto, quando os dois Phantom chegaram ao local, o piloto sírio fez uma manobra inesperada e disparou vários mísseis R-60 contra os caças. Resultado: um dos caças sofreu danos na parte frontal e o outro foi atingido na asa esquerda.

Submarino U31 da Marinha Alemã no mar Báltico, 7 de fevereiro de 2005 - Sputnik Brasil
Submarino mais avançado dos nazistas é encontrado na Dinamarca (FOTOS)
Tanque contra avião

O tanquista e comandante soviético Aleksandr Fadin realizou muitas proezas com seu tanque T-34, mas o caso mais extraordinário ocorreu no inverno de 1944.

Durante a batalha pela cidade de Dashukovka, Fadin detectou um avião alemão de produção italiana Caproni.

Fadin notou que o Caproni estava voando sobre a estrada ao longo da linha telefónica. A distância padrão entre os postes era de 50 metros. O operador do tanque calculou rapidamente a distância e lançou um projétil contra o avião. Pela primeira vez na história, um avião foi abatido pelo canhão de um tanque.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала