Não está excluído que o grupo tenha sido criado ainda no período entre abril, quando aconteceu uma reunião de cúpula do presidente sul-coreano Moon Jae-in e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e 12 de Junho, quando houve a reunião entre os presidentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte.
Depois de realizada em 12 de junho, em Singapura, a cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, foi dado um impulso para que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, resolvesse as questões pendentes com a Coreia do Norte, envolvendo o sequestro de cidadãos japoneses no passado por parte de Pyongyang.
Segundo o governo do Japão, os serviços secretos da Coreia do Norte nos anos 70 e 80 raptaram japoneses, que foram usados para treinar espiões norte-coreanos em Pyongyang, bem como para ensinar japonês.
O governo do Japão afirma que hou o sequestro de 17 pessoas, embora haja sugestões de que poderia haver muito mais. O governo da Coreia do Norte reconheceu que 13 dos japoneses desaparecidos estavam ou estavam em seu território.