O presidente da Rússia, Vladimir Putin, veio a São Petersburgo e cumprimentou os tripulantes dos navios que participam do desfile. O presidente parabenizou os marinheiros e felicitou os veteranos da Marinha.
O Dia da Marinha russa, cuja gloriosa história remonta ao reinado de Pedro, o Grande, é comemorado anualmente no último domingo de julho. Dezenas de navios de guerra, submarinos, aviões e militares são mobilizados em toda a Rússia para comemorar as vitórias navais do país.
Os residentes e visitantes de São Petersburgo e Kronstadt têm a possibilidade de assistir o Desfile Naval Principal de mais de 41 navios militares de todas as classes, 18 deles são novíssimos. As celebrações e desfiles militares são organizados nas maiores cidades portuárias russas, entre elas Sevastopol, Vladivostok, Kaliningrado, Severomorsk e outras.
Além disso, do desfile em São Petersburgo participam 38 aeronaves e mais de 4.000 militares de todas as frotas russas e da Flotilha do Mar Cáspio. Durante o desfile são apresentados os aviões modernizados Il-38N, equipados com o sistema de pontaria Novella, caças Su-30SM da última geração e Su-33 modernizados, bem como helicópteros Ka-27M com equipamento de rádio e hidroacústico aperfeiçoado.