Trata-se do neutrino inerte, uma partícula elementar cuja existência é assumida teoricamente, mas até agora não foi confirmada. No entanto, um projeto internacional, cujos resultados foram recentemente publicados na revista Physical Review Letters, parece ter encontrado um elemento escondido.
Esse tipo peculiar de neutrino faz com que não aconteçam as maiores explosões do Universo que ocorrem nos centros das galáxias. A baixa densidade dessas partículas literalmente levou os cientistas a transformar o continente congelado em um enorme detector de partículas.
De acordo com os dados analisados, em duas ocasiões, os detectores instalados nos balões conseguiram capturar um sinal estranho. Aparentemente, veio de neutrinos, mas com uma polarização incomum para esta partícula.
De acordo com o professor, caso a existência seja comprovada, os neutrinos inertes poderiam ser incluídos no Modelo Padrão com um mínimo de mudanças. Nas buscas entraram dezenas de detectores e grupos científicos por todo o mundo. No entanto, Gorham espera que seja o projeto ANITA que faça esta grande descoberta para mudança de todo o modelo do Universo moderno.