As forças curdas estão prontas a ajudar as forças do governo em sua campanha contra o Daesh em Sweida, informou no domingo a agência de notícias Firat. Em uma entrevista, o comandante-geral Sipan Hemo disse que o YPG "demonstrou repetidamente sua competência em combater e derrotar os terroristas do Daesh em muitas partes da Síria".
Hemo comparou o ataque a Sweida, que ele descreveu como um "ato selvagem", à campanha do Daesh contra Kobane anos atrás, expressando a solidariedade dos curdos com o povo local.
Além de mobilizar forças na Sweida, o Exército Sírio também está enviando tropas e ativos militares para o nordeste da Síria, com ofensivas em Idlib e norte de Latakia. Uma operação de larga escala deve ter início na semana que vem.
No mês passado, um oficial curdo disse que as Forças Democráticas da Síria (SDF na sigla em inglês) estaria disposta a lutar ao lado de forças do governo em Idlib, já que a maioria dos grupos que ocupam a província são apoiados por Ancara, que encomendou várias operações internacionais contra as forças curdas na Síria e no Iraque.
*Daesh, também conhecido como Estado Islâmico, grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países.