"Há muitas variáveis a serem consideradas nesta tensa escalada com a Turquia. (1) tropas dos EUA em risco na Síria se o relacionamento EUA / Turquia acabar; (2) se Erdogan cair inesperadamente, o caos na Turquia é catastrófico para região; (3) Poderia empurrar outro aliado da OTAN para mais perto da Rússia", disse Murphy em uma postagem no Twitter.
So many variables to consider in this hair trigger escalation with Turkey. (1) U.S. troops at risk in Syria if U.S./Turkey relationship blows up; (2) If Erdogan goes down unexpectedly, chaos in Turkey is catastrophic for region; (3) Could push another NATO ally closer to Russia.
— Chris Murphy (@ChrisMurphyCT) 10 de agosto de 2018
Mais cedo nesta sexta-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que aumentaria as tarifas sobre o alumínio e o aço turcos para 20% e 50%, respectivamente.
Trump acrescentou que as relações entre a Turquia e os Estados Unidos "não são boas neste momento".
A Turquia encarcerou Brunson há dois anos por seus supostos laços com o movimento fundado pelo clérigo islâmico Fethullah Gülen, a quem Ancara acusou de orquestrar o golpe militar no país em 2016, que fracassou. No final de julho, Brunson foi libertado de uma prisão turca e colocado em prisão domiciliar.