O Regulamento de Dublin da UE permite que os imigrantes sejam enviados de volta ao país em que primeiramente entraram no bloco. Em maio de 2016, a Comissão Europeia adotou um pacote de propostas para alterar o Regulamento de Dublin e introduzir um sistema novo sistema de distribuição de imigrantes, no entanto, a UE não tem um acordo sobre a questão.
Os acordos sobre o retorno dos imigrantes já foram fechados com a Líbia e a Turquia, atualmente Bruxelas também está envolvida em negociações com o Marrocos e a Tunísia, de acordo com Merkel
A UE também planeja discutir o acordo sobre o retorno de imigrantes com a Argélia e o Senegal, acrescentou a chanceler alemã.
A Alemanha se tornou um importante destino para milhares de imigrantes e refugiados do Oriente Médio e da África. Citando uma distribuição desigual de responsabilidade pelas chegadas de imigrantes entre a UE, vários estados membros da UE estão seguindo uma política de linha dura sobre imigração, recusando-se a aceitar imigrantes que chegam.