"Graças à unidade propulsora modernizada (atual), a aeronave, que é chamada de "Krylaty Medved" [Urso Alado, em português] por causa de suas dimensões máximas, velocidade e poder de ataque, melhorou significativamente seu desempenho de voo, incluindo o aumento da capacidade de alcance", sublinha o comunicado.
Agora o Tu-95MS com o novo motor está sendo testado pelo Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo Abramov, para criar o motor foram usadas soluções inovadoras de engenharia, o que "torna o portador de mísseis ainda mais potente, mais rápido e mais eficiente". Ele salientou que o nível de desenvolvimento na Rússia no campo de motores turboélice ainda é inatingível para os concorrentes estrangeiros.
O motor NK-12MPM desenvolvido pela empresa Kuznetsov, que faz parte da Rostec, é uma modificação do NK-12MP – o motor turboélice mais potente do mundo com 15.000 c.v. Ele permite melhorar as características de decolagem da aeronave e aumentar a capacidade de carga e autonomia.
A nova unidade propulsora usa hélices otimizadas e o nível de vibração do motor diminuiu quase duas vezes, enfatizam os desenvolvedores.