Segundo o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, o país manterá sua decisão e postura sobre os S-400, ressaltando ainda, que o primeiro lote deve ser entregue no próximo ano e que, além disso, quando tentou adquirir os sistemas de defesa americanos Patriot, os EUA não deram qualquer garantia de que o acordo seria aprovado pelos legisladores.
O ministro também afirma que, a compra dos sistemas russos não significa que a Turquia esteja priorizando as relações com a Rússia ou qualquer outro país, além disso, a Turquia pode equilibrar perfeitamente sua política exterior, sem falar que a Turquia é o fornecedor de um dos principais componentes dos F-35 e que os EUA não deveriam agir como em um "filme de faroeste".
Vale ressaltar que recentemente uma delegação do Congresso americano foi até à Turquia para tentar novamente convencer o Governo a anular o acordo dos S-400 em troca da garantia de entrega dos caças F-35, conforme afirma a mídia turca.
O ministro turco afirmou ainda que "se [os EUA] dizem que podem fazer o que quiserem, como em filmes de faroeste, receberão uma resposta".