Em entrevista à Bloomerg, Trump disse que "se eles [OMC] não melhorarem seu trabalho, eu me retirarei da OMC", acrescentando que ultimamente a organização tem tratado "muito mal" os EUA.
Donald Trump, depois do encontro com o chefe da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, prometeu que os EUA e a UE começariam a trabalhar em conjunto para a introdução de reformas à OMC. Além disso, o líder norte-americano disse que os Estados Unidos e a União Europeia começarão a combater "ações desonestas" no comércio.
O cientista político russo Andrei Suzdaltsev, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, comentou a posição de Washington.
Na opinião do politólogo, isso poderia causar uma crise.
"Washington nos últimos dois anos vem reestruturando o sistema de comércio internacional com impostos e sanções, isso diz respeito ao sistema financeiro do mundo. Em sua compreensão, todas essas organizações […] constituiem um obstáculo", comentou Suzdaltsev.
Segundo ele, os EUA, que passaram muitos anos criando a OMC, fortalecendo-a e criando parceiros comerciais, agora "destruirão todo o sistema".
"Isso muda toda a filosofia do comércio internacional. Os norte-americanos querem ser um guia no comércio internacional. A OMC é um obstáculo, e eles querem assumir o papel de regulador. No entanto, isso é impossível. Como resultado, isso poderia causar uma crise", concluiu Suzdaltsev.