De acordo com Basurin, Kiev está posicionando um grupo de ataque na direção da cidade de Mariupol.
Segundo ele, Kiev está transferindo material bélico e artilharia para uma área perto do povoado de Rozovka, controlado pela Ucrânia.
Os militares ucranianos poderão iniciar a ofensiva já em 14 de setembro, declarou Basurin, acrescentando que a informação é comprovada pelos dados obtidos de drones que haviam sido abatidos.
As forças da RPD, por sua vez, estão prontas a responder em caso de ataque por parte de Kiev.
"Nossas unidades estão colocadas em estado de prontidão máxima e estão preparadas para qualquer cenário, incluindo a realização de um contrataque em caso de o adversário atacar", declarou.
O líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, (RPD) foi morto na sexta-feira passada (31) em uma explosão no restaurante Separ, no centro de Donetsk. Na explosão também morreu um guarda-costas de Zakharchenko e mais 11 pessoas ficaram feridas. As autoridades da RPD qualificaram o incidente como ataque terrorista. Segundo o líder interino da DPR, Dmitry Trapeznikov, vários suspeitos dos assassinatos foram detidos e confirmaram que teve lugar uma sabotagem por parte de Kiev. O Serviço de Segurança da Ucrânia, por sua vez, negou seu envolvimento no ocorrido.