Kiev está preparando ofensiva em Donbass após morte de Zakharchenko, diz Donetsk

© Sputnik / Aleksei Kudenko / Acessar o banco de imagensTropas aerotransportadas ucranianas participam das manobras Tsentr 2011 (foto de arquivo)
Tropas aerotransportadas ucranianas participam das manobras Tsentr 2011 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os militares ucranianos estão preparando uma ofensiva em Donbass após a morte do líder da República Popular de Donetsk (RPD) Aleksandr Zakharchenko, afirmou neste sábado o representante oficial do comando operacional da república autoproclamada, Eduard Basurin.

De acordo com Basurin, Kiev está posicionando um grupo de ataque na direção da cidade de Mariupol.

Flores junto ao restaurante Separ, em Donetsk, onde ocorreu a explosão que matou o líder da República Popular de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko - Sputnik Brasil
Conselheiro: assassinato do líder da RPD foi organizado pelas forças especiais ucranianas
"Nossos serviços de inteligência detectaram um grupo de ataque sendo posicionado pelas forças armadas ucranianas na direção de Mariupol sob cobertura da realização dos exercícios Shtorm 2018", contou o representante.

Segundo ele, Kiev está transferindo material bélico e artilharia para uma área perto do povoado de Rozovka, controlado pela Ucrânia.

Os militares ucranianos poderão iniciar a ofensiva já em 14 de setembro, declarou Basurin, acrescentando que a informação é comprovada pelos dados obtidos de drones que haviam sido abatidos.

As forças da RPD, por sua vez, estão prontas a responder em caso de ataque por parte de Kiev.

"Nossas unidades estão colocadas em estado de prontidão máxima e estão preparadas para qualquer cenário, incluindo a realização de um contrataque em caso de o adversário atacar", declarou.

O líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, (RPD) foi morto na sexta-feira passada (31) em uma explosão no restaurante Separ, no centro de Donetsk. Na explosão também morreu um guarda-costas de Zakharchenko e mais 11 pessoas ficaram feridas. As autoridades da RPD qualificaram o incidente como ataque terrorista. Segundo o líder interino da DPR, Dmitry Trapeznikov, vários suspeitos dos assassinatos foram detidos e confirmaram que teve lugar uma sabotagem por parte de Kiev. O Serviço de Segurança da Ucrânia, por sua vez, negou seu envolvimento no ocorrido.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала