Chanceler francês: Assad ganhou guerra na Síria

© REUTERS / SANAPresidente da Síria, Bashar Assad, faz um discurso durante uma entrevista com uma agência de notícias cubana
Presidente da Síria, Bashar Assad, faz um discurso durante uma entrevista com uma agência de notícias cubana - Sputnik Brasil
Nos siga no
Falando no ar da rádio France-Inter no domingo (2), o chanceler francês Jean-Yves Le Drian declarou que o líder sírio Bashar Assad ganhou a guerra civil, mas não "ganhará a paz" sem uma solução política atingida com ajuda de mediadores internacionais.

"Assad ganhou a guerra, temos que admitir, mas ele não ganhou a paz", disse Le Drian, citado pelo The Times of Israel

Segundo o ministro, o Ocidente retaliará se na iminente batalha na província de Idlib forem usadas armas químicas.

O diplomata francês constatou também que mesmo que as forças governamentais sírias consigam retomar o controle de Idlib, o último bastião de terroristas, isso não resolverá os problemas que provocaram a guerra sete anos atrás.

Presidente russo Vladimir Putin e seu colega francês Emmanuel Macron - Sputnik Brasil
Macron propõe fortalecimento da parceria estratégica entre Europa, Rússia e Turquia
Le Drian acrescentou que a França aproveitará a Assembleia Geral da ONU, que ocorrerá neste mês, para promover uma solução pacífica na Síria e que está negociando com os países garantidores da paz na região — Rússia, Turquia e Irã — para que incentivem Assad a pôr em prática negociações políticas mesmo depois da guerra.

Mais cedo no mesmo dia, o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem, afirmou que Damasco está determinado a libertar a província de Idlib dos terroristas.

Em agosto, autoridades militares da Rússia avisaram notificaram que uma encenação com armas químicas estaria sendo organizada por terroristas e pelos Capacetes Brancos para causar uma nova onda de retaliação ocidental contra o governo sírio.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала