O vídeo, postado no canal Bright insight, já ganhou mais de 760 mil visualizações. O blogueiro afirma que o continente perdido se encontrava a todo tempo no deserto atual do Saara, precisamente na Mauritânia.
Segundo sua hipótese, a misteriosa Atlântida poderia estar no lugar da estrutura geológica de Richat, apelidada de "Olho da África".
“Welcome to ‘Atlantis’ [AKA the ‘Eye of Africa’ or the ‘Richat Structure’] —
— FINITE (@FINITEHQ) 4 de setembro de 2018
this prominent circular feature in the Sahara desert of Mauritania is today landlocked — cataclysm: earthquakes, tsunami, transcontinental sediment/mud flows all relegated its status.”
You decide. pic.twitter.com/1uDHCOBYDu
A teoria do investigador se baseia nos dados que se encontram nos diálogos de Platão. Segundo o filósofo grego, o império ocupava um grande território que desapareceu milhares de anos atrás devido a um desastre natural.
Ele indica que o diâmetro do círculo da estrutura na Mauritânia é de aproximadamente 23,5 quilômetros — o que corresponde aos dados citados por Platão.
A mítica Atlântida continua desafiando cientistas há séculos. Alguns acham que o território nunca tinha existido e não passa de uma lenda. Outros acham que ela existe e poderia se encontrar perto do estreito de Gibraltar, na ilha grega de Santorini ou na Antártida.