Rússia pode vir a ter seu próprio Canal de Suez, segundo imprensa

© Sputnik / Mikhail FomichevGuebra-gelo nuclear russo acompanhando petroleiro Baltika ao longo da Rota Marítima do Norte
Guebra-gelo nuclear russo acompanhando petroleiro Baltika ao longo da Rota Marítima do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
Com o aquecimento global, a Rota Marítima do Norte, via que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico ao longo do litoral norte da Sibéria, pode se tornar uma espécie de Canal de Suez para a Rússia, escreveu a edição The Washington Post.

De acordo com a edição, tais países como a Rússia apostam na diminuição da calota de gelo ártico uma vez que tal pode tornar a Rota Marítima do Norte uma alternativa ao Canal de Suez, o que por sua vez permitirá reduzir os gastos de transporte da Europa à Ásia ou aos EUA.

Quebra-gelo de nova geração Ilya Muromets - Sputnik Brasil
Ministro da Defesa russo afirma que há ameaça de conflitos no Ártico
Segundo as previsões de especialistas sobre o aquecimento global, o derretimento dos gelos árticos pode trazer benefícios para a Rússia, já que a maior parte da Rota Marítima do Norte passa pela sua zona econômica exclusiva, escreve o The Washington Post.

Sendo assim, a Rússia terá controle sobre uma via estratégica, obtendo receitas da navegação e dos serviços de quebra-gelos, acrescentou a revista.

Apesar das condições de navegação adversas, uma das vantagens da Rota Marítima do Norte, conforme a edição, é o menor tempo gasto a percorrê-la.

Ártico - Sputnik Brasil
'Bomba climática' do Ártico traz de volta realidade catastrófica mundial
A revista indica que uma embarcação que, por exemplo, navegue da Coreia do Norte com destino à Alemanha através desta rota gastará duas vezes menos tempo do que se seguir através do Cabo da Boa Esperança, localizado na África do Sul, ou seja, somente 23 dias.

A Rota Marítima do Norte, a principal via ártica da Rússia, tem se tornado mais atrativa já que, com o derretimento de gelos, surgem corredores navegáveis que podem ser usados por petroleiros. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала