Uma declaração sobre os efeitos do amianto na saúde, encontrados em alguns helicópteros Sea King, foi emitida pelo Ministério da Defesa.
"O MD está realizando uma investigação completa sobre isso e qualquer conselho aos veteranos será publicado aqui quando disponível", disse o ministério nesta quarta-feira.
De acordo com a declaração anterior do MD, "todos os itens restantes suspeitos de conter amianto estão sendo removidos com urgência dos Sea Kings em serviço".
O ministério acrescentou que oficiais entrarão em contato com qualquer indivíduo que possa ter sido exposto no passado, com a recomendação de ação necessária em relação à possível exposição.
Em uma reportagem de agosto, o Mail on Sunday revelou que milhares de engenheiros militares temiam "inalar produtos químicos potencialmente fatais ao amianto enquanto trabalhavam nos helicópteros da Grã-Bretanha Sea King".
O príncipe William estava entre os funcionários que trabalharam no Sea King. O contato com o amianto e a exposição prolongada podem causar a asbestose, uma condição pulmonar séria a longo prazo. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) explica que, embora o material possa ser perigoso, ele não apresenta um risco para a saúde se não for manipulado
"Mas se o material contendo amianto estiver danificado, ele pode liberar uma poeira fina que contém fibras de amianto. Quando a poeira é inalada, as fibras de amianto entram nos pulmões e podem gradualmente danificá-las com o tempo", adverte o NHS.
"Indenizações não serão pagas por simples exposição, mas por uma lesão ou desordem incluindo condições relacionadas ao amianto", o MD especificou.