Irã: 'Arábia Saudita e Emirados Árabes transformaram a OPEP em um joguete dos EUA'

© AFP 2023 / Ryad Kramdi Logo da OPEP. (Arquivo)
Logo da OPEP. (Arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O representante iraniano na Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) acusou a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos de assumirem a parte do Irã nas exportações de petróleo.

"A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos estão transformando a Opep em uma ferramenta para os EUA e, consequentemente, a organização não tem muito crédito", disse o governador iraniano da Opep, Hossein Kazempour Ardebili, à agência de notícias Sana.

Rebeldes houthis protestam contra os ataques aéreos sauditas - Sputnik Brasil
Relatos: míssil lançado por rebeldes iemenitas fere militares na Arábia Saudita
O governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está tentando reduzir as exportações de petróleo de Teerã a zero, enquanto Washington introduz novas sanções contra a nação após abandonar unilateralmente o acordo nuclear assinado pela Rússia, China, Irã e vários outros Estados europeus.

No começo do mês passado, o Irã disse à OPEP que nenhum país-membro deveria retirar parte das exportações depois que a Arábia Saudita ofereceu mais petróleo para compensar o corte nas vendas do produto iraniano pelos Estados Unidos, informou o Middle East Eye.

Em junho, a OPEP concordou em aumentar a produção de petróleo em cerca de um milhão de barris por dia — um movimento fortemente contrário ao posicionamento do Irã.

Enquanto Washington introduz mais sanções contra Teerã, os principais compradores de petróleo do país, China e Índia, se distanciaram do Irã, forçando a produção de petróleo nacional ao seu ponto mais baixo desde 2016, de acordo com dados da Agência Internacional de Energia.

Refinaria de petróleo (imagem referencial) - Sputnik Brasil
Irã: Caso aceite pedido de Trump para aumentar produção, Arábia Saudita deve sair da OPEP
Em uma entrevista para Sana, Ardebili acusou a Arábia Saudita e a Rússia — o último país não-membro da Opep — de tomar o mercado de petróleo como "refém", aumentando a produção de petróleo.

"A Rússia e a Arábia Saudita alegam que buscam equilibrar o mercado global de petróleo, mas estão tentando assumir parte da fatia do Irã", disse Ardebili. "Os esforços de Trump para cortar o acesso do Irã ao mercado global de petróleo levaram a Rússia e a Arábia Saudita a tomar como reféns o mercado de petróleo (…)".

Funcionário do setor petrolífero iraniano vai de bicicleta  perto da refinaria petrolífera no sul de Teerã, Irã - Sputnik Brasil
Nova tentativa: acordo entre Irã e OPEP pode estabilizar mercado
O representante iraniano da OPEP atacou um acordo de 2017 assinado pela aliança, dizendo que já havia fracassado, uma vez que alguns produtores-chave — incluindo Iraque, Argélia e Nigéria — estavam violando o acordo e produzindo níveis muito mais altos do que os acordados no texto.

Esses e outros fatores poderiam facilmente levar a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) a estocar recursos petrolíferos adicionais, algo que o acordo da OPEP de 2017 buscava evitar, já que a prática poderia rapidamente derrubar os preços globais do petróleo, disse Ardebili, citado pela PressTV.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала