Acordo entre Moscou e Ancara ajuda a evitar guerra em Idlib, diz chanceler iraniano

© AP Photo / Petr David JosekMinistério das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif
Ministério das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif - Sputnik Brasil
Nos siga no
Graças às reuniões e negociações ocorridas nas últimas semanas, incluindo o encontro entre os líderes da Rússia e da Turquia em Sochi, a guerra na província síria de Idlib foi evitada, escreveu na terça-feira (18) o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif.

O presidente russo Vladimir Putin e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, realizaram na segunda-feira (17) uma reunião na cidade russa de Sochi, que durou quase quatro horas e meia.

Eles concordaram em criar, até 15 de outubro, uma zona desmilitarizada ao longo da linha de contato entre a oposição armada e as tropas governamentais em Idlib.

"A intensiva e responsável diplomacia nas últimas semanas, perseguida por minhas visitas a Ancara e Damasco, seguida pela cúpula Irã-Rússia-Turquia em Teerã; e a reunião em Sochi — está conseguindo evitar a guerra em Idlib, com um firme compromisso de combater o terrorismo extremista", relatou Zarif em seu Twitter.

Reunião entre Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan - Sputnik Brasil
Não haverá operação militar em Idlib, diz ministro da Defesa da Rússia (VÍDEO)
​A cidade síria de Idlib é o último bastião remanescente dos insurgentes antigovernamentais ligados ao grupo terrorista Al-Qaeda (proibido na Rússia) na Síria.

Previamente a porta-voz Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, disse que Washington é encorajado pelos esforços russos e turcos para evitar a violência nesta província síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала