Mais cedo, Stoltenberg declarou que eles também discutiram os planos da Polônia para sediar uma base militar dos EUA em seu território.
"A OTAN e a Rússia têm sérios desacordos em várias questões, o que torna o nosso diálogo ainda mais importante. Hoje, discutimos a postura militar e os exercícios, incluindo o recente exercício russos Vostok, bem como o exercício da OTAN Trident Juncture", pontuou Stoltenberg, conforme citado pela declaração de seu serviço de imprensa.
De acordo com a declaração, Stoltenberg também "levantou preocupações da OTAN sobre as ações agressivas da Rússia na Ucrânia" e expressou a solidariedade da aliança com o Reino Unido após o incidente de envenenamento dos Skripals em Salisbury.
O chefe da OTAN enfatizou ainda que eles também "concordaram em continuar com seus contatos".
Os treinos do Trident Juncture 2018 serão realizados na Noruega entre 25 de outubro e 7 de novembro, com cerca de 40.000 soldados de 31 países participando do evento.
Base na Polônia
Em 18 de setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse em uma reunião com seu colega polonês, Andrzej Duda, que os Estados Unidos estavam "considerando" o estabelecimento de uma base na Polônia.
A declaração foi uma reação aos repetidos apelos de Varsóvia para tal base, com Duda sugerindo nomear a potencial instalação militar de "Forte Trump".
Durante o dia, o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, disse à Sputnik que o posicionamento de uma base militar dos EUA na Polônia significaria o desmantelamento do Ato Fundador OTAN-Rússia de 1997, que proíbe diretamente o desdobramento de forças de combate substanciais ao longo da fronteira.