O historiador britânico Matt Sibson anunciou que ele poderia ter achado a localização da cidade lendária de Atlântida, que, segundo ele, estava situada perto da costa da Irlanda.
Em uma entrevista exclusiva ao The Daily Star, Sibson explicou que a enigmática cidade perdida descrita na "República" de Platão poderia ter estado localizada na Frislândia — uma ilha fantasma que aparecia em praticamente todos os mapas do Atlântico Norte a partir de 1560 a 1660, e foi considerada como um erro.
"[A Frislândia] foi mostrada em tantos mapas no século XVI e XVII e depois desapareceu — não pode ser um erro. Está localizada a noroeste da Irlanda e há várias ilhas menores ao seu redor. E ainda pode ser observada em ferramentas modernas para mapeamento no fundo do mar, perto das ilhas Faroé", disse Sibson ao jornal.
"Algumas pessoas apontam que havia dois quilômetros de gelo lá, mas há uma lacuna de mais de mil anos em que o gelo derreteu entre 14.700 a.C. e 12.900 a.C", disse ele.
O historiador também sublinhou que Platão escreveu sobre os elefantes na Atlântida, teorizando que o filósofo da Grécia Antiga poderia referir-se a mamutes peludos.