Segundo comunicado no portal Phys.org, na avaliação de como as temperaturas globais interferem no acesso à água, pesquisadores utilizaram um modelo teórico que descreve os estados do ciclo de água na natureza em condições climáticas normais, chegando ao resultado do que aconteceria com o ciclo em diferentes cenários em conformidade com o Acordo de Paris, que tenta limitar o aumento das temperaturas a 1,5 grau Celsius.
Caso o objetivo seja atingido, a redução de água será moderada em várias partes do mundo. No entanto, especialistas destacam que as regiões mais influenciadas serão a Ásia Setentrional, África Meridional, Europa Meridional, Mediterrâneo, Groenlândia, Islândia e Alasca.
Em setembro, um grupo de pesquisadores internacional revelou que o derretimento do permafrost (camada de solo permanentemente congelada) e a emissão de carbono — devido ao degelo — reduziram o orçamento de dióxido de carbono a quase zero. Segundo estudo, exceder o volume de emissões de gases do efeito estufa poderia causar inevitavelmente uma catástrofe climática.