O pedido para mudar o início do horário de verão foi encaminhado pelo Ministério da Educação à Presidência da República por conta da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas do Enem estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro em todo o país.
O governo federal atendeu ao pedido e alterou a data para não atrapalhar quem vai prestar o exame. No entanto, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) se viu prejudicada com a medida e pede que o horário de verão tenha início na data prevista desde o início, dia 4 de novembro.
"Interrompe o planejamento da malha de mais de 50 companhias aéreas, domésticas e internacionais, que operam no Brasil. Solicitamos ao Ministérios da Casa Civil, Transportes, Minas e Energia, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) reconsiderar essa mudança e iniciar o horário de verão como originalmente previsto, em 4 de novembro", pediu o comunicado.
No início do horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.