Alguns moradores locais compartilharam com a Sputnik vídeos do transporte de equipamento técnico-militar estrangeiro (estadunidense) pelas estradas tchecas e eslovacas. Um dos vídeos foi gravado em 6 de outubro em Bratislava, no bairro Patrónka, enquanto outro — em 7 de outubro, na República Tcheca, perto da cidade Stara Boleslav.
O especialista militar Ivan Kratochvil falou com a Sputnik República Tcheca sobre o armamento alheio passando pelos países:
"Tudo indica que na Europa Oriental já se formou uma zona de 'Schengen militar', cuja ideia foi proposta pelo ex-comandante das tropas terrestres dos EUA na Europa, tenente-general Frederick Benjamin Hodges."
"O jogo da democracia chegou ao fim. Movimentos de tropas estrangeiras não precisam ser aprovados pelo parlamento. O que acontece como resultado de qualquer experiência histórica multissecular com a presença de tropas estrangeiras em nosso território e que é aceito de modo negativo [pelo povo] não preocupa os que estão no poder", afirmou o especialista.
"Assim, o Exército dos EUA passa pelo nosso território, [enquanto] a mídia tcheca o ignora completamente. Seus deslocamentos provoca engarrafamento, pois a polícia militar, tanto tcheca como eslovaca, escolta o cortejo para que ninguém o ultrapasse ou fotografe, pois oficialmente não estão aqui", revelou.
Ao mesmo tempo, uma testemunha também comentou o assunto para a Sputnik:
"Eu estava ouvindo a rádio Zelená vlna. O locutor noticiou engarrafamento na estrada, mas deu como justificativa trabalho nas vias, ao invés da movimentação de tropas."
Vale destacar que segundo o inquérito do Sanep, realizado em março de 2015, dois terços (64%) da população da República Tcheca não aceitam a presença militar dos EUA em seu território.
Apesar de toda a situação, os governos de ambos os países não dão nenhum passo para resolver a situação.