O autor do artigo, Simon Constable, especializado em economia aplicada, apela para que os leitores aproveitem a entrada em vigor das sanções contra o Irã em 4 de novembro e tirem vantagem do aumento dos preços das ações russas no curto prazo.
Sanções contra Irã e mercado de petróleo
O preço da energia, especialmente do petróleo, influencia muito a bolsa de valores russa e seu aumento tende a fazer crescer as ações das empresas russas, diz a matéria. Com as sanções anti-iranianas à vista, o preço do petróleo poderá subir para uns 90 dólares, segundo estimativas citadas por Constable.
Porém, as sanções contra Teerã não são o único fator que afeta o mercado de energia, afirma Constable. A queda da extração na Venezuela, a instabilidade dos fornecimentos na Líbia, na Nigéria e no Iraque devido às situações instáveis nestes países, todos eles importantes fornecedores de petróleo, contribuem para o aumento do preço.
Sanções contra a Rússia?
Outro fator que pode fazer aumentar aos preços do petróleo e posterior subida das ações russas são as sanções contra a Rússia, ou melhor, o fato de serem menos graves do se esperava, acredita o colunista.
Analistas citados pelo artigo duvidam que os gigantes de energia russos seja punidos com sanções e isso já é uma ótima notícia para os investidores.
Além disso, a Rússia apresenta uma bolsa de valores "relativamente acessível" do ponto de vista do rácio preço-rendibilidade e, por isso, atrai o interesse dos investidores estrangeiros por serem ganhos fáceis. Mesmo assim, os especialistas citados não esperam ganhos muito altos devido ao atual clima empresarial no país.
O autor da matéria não descarta que o rublo russo possa ter um risco parecido, mas ressalta que o país está muito mais sólido perante a ameaça pois tem um superávit no comércio (exporta mais do que importa).
O país também possui uma pequena dívida pública — 12,6% do PIB nacional, comparados com 80% em 2000.
A baixa dívida pública leva ao fortalecimento da moeda em bons tempos, enquanto a subida iminente dos preços do petróleo significa que "a moeda, pelo menos, não se desvalorizará", conclui Constable.