Segundo ele, a instalação dos sistemas no território da Turquia começará daqui a um ano.
"Os trabalhos para instalar os sistemas começarão em outrubro de 2019. Agora estamos recrutando o pessoal", disse o ministro. Após a seleção, os especialistas viajarão para a Rússia para serem treinados e depois voltarão à Turquia para iniciar a instalação, acrescentou Akar, citado pela mídia turca.
De acordo com o ministro, o programa de fornecimento de caças norte-americanos F-35 à Turquia será prosseguido, devendo os próximos aviões ser entregues em março do ano que vem.
Na semana passada, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan confirmou que a Turquia espera receber os sistemas russos em breve.
A Turquia teria começado a construir em setembro uma plataforma para os S-400, apesar das pressões de Washington.
Os Estados Unidos e outros representantes da OTAN, da qual a Turquia faz parte, expressaram preocupações quanto à compatibilidade das armas de produção russa com seus sistemas de defesa, afirmando ainda que isso poderia dar à Rússia acesso às tecnologias do F-35, caso o avião seja sincronizado com os S-400.
Anteriormente foi informado que o Congresso dos EUA tinha a intenção de parar o fornecimento de aviões F-35 à Turquia por causa dos planos de Ancara de comprar os sistemas antiaéreos russos.