Por exemplo, segundo escreve o jornal Russkoe Oruzhie, naquela época foi criado o protótipo de um promissor "tanque do século XXI": o Projeto 490, um dos mais inéditos e inovadores da história da construção de tanques.
O Projeto 490 se distinguia por um alto nível de proteção da tripulação, dois motores com uma potência total de 2.000 cavalos e quatro lagartas, o que permitia que o veículo continuasse seu movimento mesmo em caso de falhas técnicas.
O tanque deveria atingir velocidades de mais de 75 km/h, enquanto as câmeras instaladas a bordo forneceriam um campo de visão circular.
"Объект 490" — последняя фантазия советских танкостроителей. Фото: https://t.co/9hpWcK2ru2 pic.twitter.com/OtEJmnqnY0
— Komandante (@KomandanteS17) 26 de outubro de 2018
Projeto 490: última fantasia dos engenheiros soviéticos
O veículo era dividido em cinco compartimentos isolados: combustível, motores, armamento, carregador automático e tripulação. Estava previsto que o compartimento da tripulação seria equipado com um banheiro, aquecimento, ar condicionado e uma mini-cozinha.
Os engenheiros soviéticos construíram o veículo blindado ultra avançado na base de dois tanques T-64A e testaram o protótipo. No entanto, depois do colapso da URSS, eles abandonaram o projeto, conclui o artigo.