O canal iraniano Press TV destaca que a sua extensão será de 7,2 mil quilômetros.
O novo projeto envolverá tanto transporte ferroviário quanto marítimo. Os produtos serão transportados desde a Índia até à cidade iraniana de Bandar Abbas, na costa do golfo Pérsico, depois — para Bandar-e Anzali, na costa do mar Cáspio, de onde seguirão para a cidade russa de Astrakhan por mar e, em seguida, para a Europa por ferrovia.
A nova rota será mais barata e curta do que o canal de Suez, pois o tempo e o custo do transporte se reduzirão em 30-40%. Por exemplo, comparando com o canal de Suez, os produtos transportados de Mumbai para Moscou pelo novo corredor chegarão 20 dias mais cedo.A nova rota permitirá o transporte anual de 20-30 milhões de toneladas de carga.
Recentemente, o ministro do Comércio e Indústria da Índia, Suresh Prabhu, declarou que é necessário começar a usar o novo corredor o mais breve possível. Os primeiros fornecimentos experimentais através da nova rota foram efetuados em 2014.