Estrutura gasosa em forma de 'rosquinha' é descoberta em torno de buraco negro

© Foto / PixabayBuraco negro
Buraco negro - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo novo estudo astrofísico, o gás que se concentra em torno dos buracos negros supermaciços tem uma estrutura mais complexa do que se pensava.

Quase todas as galáxias possuem um buraco negro supermaciço que superam em milhões, ou até bilhões, de vezes o peso do Sol, além de ativamente devorarem matérias. Através do estudo, foi possível observar que a matéria, ao invés de cair diretamente no buraco, estava se concentrando em sua volta como uma "rosquinha".

Buraco negro que está arrastrando a matéria da estrela azul na visão de um artista - Sputnik Brasil
Astrônomos descobrem 'refeição' de buraco negro superpesado
Um buraco negro supermaciço na galáxia do Compasso, situada a 14 milhões de anos-luz da Terra, foi observado do Chile por um grupo de pesquisadores liderados por Takuma Izumi, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (OANJ), que utilizou o complexo de radiotelescópios do Atacama Large Millimeter Array (ALMA).

Através dos dados obtidos, revelou-se que o alegado anel não é uma estrutura rígida, mas sim um composto de componentes gasosos altamente dinâmicos, segundo uma declaração do projeto ALMA.

À medida que o gás molecular frio vai caindo no buraco negro e formando um disco perto do plano de rotação, ele é aquecido até que suas moléculas se decomponham em átomos e íons.

Buraco negro no centro de uma galáxia (apresentação artística) - Sputnik Brasil
Modelo 3D do buraco negro mostra o que está acontecendo no coração da Via Láctea (VÍDEO)
Posteriormente, alguns desses átomos são expelidos, em vez de serem absorvidos pelo buraco, e o gás atômico quente retorna para o disco, criando uma estrutura tridimensional.

"Investigando o movimento e a distribuição de gás molecular frio e gás atômico quente com o [radiotelescópio] ALMA, demonstramos a origem da chamada estrutura 'rosquinha' em torno de buracos negros ativos", disse Izumi.

O cientista afirma que, "baseada nessa descoberta, deveríamos reescrever os livros de astronomia".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала