O navio da classe Arc7 recebeu o nome Boris Sokolov. Ele é capaz de realizar operações a temperaturas abaixo de —50°C e possui uma carga útil de 44.500 toneladas. Além disso, o navio deverá ser entregue à empresa grega Dynacom e provavelmente será utilizado como meio de transporte do projeto Yamal GNL.
The Boris Sokolov, the world's first ice-breaking #LNG tanker, was launched in Guangzhou on Tuesday. It is destined to serve the world's largest LNG project, on Russia's #Yamal Peninsula in Siberia. https://t.co/QPWixSwx6G
— Global Analytica (@AnalyticaGlobal) 4 de dezembro de 2018
Boris Sokolov, o primeiro navio-cisterna quebra-gelo do mundo, foi lançado em Guangzhou nesta terça-feira. Ele participará do projeto GNL.
O Boris Sokolov é o único navio capaz de realizar operações a baixas temperaturas. Anteriormente, os navios-cisterna eram capazes de transportar gás natural liquefeito para o Ártico apenas no verão, segundo a publicação do China Daily.
O projeto Yamal GNL iniciou as operações em dezembro passado, enviando milhões de toneladas do combustível liquefeito. A produtora de gás russa Novatek possui planos para uma linha adicional capaz de produzir um milhão de toneladas de GNL por ano.
Além da Novatek, a Yamal GNL conta com a francesa Total, a chinesa CNPC e a Silk Road Fund.