"Foi terminada a criação de um campo de radares contínuo ao longo das fronteiras da Federação da Rússia. Como resultado, é garantida a detecção de mísseis balísticos a partir de todas as direções perigosas e usando quaisquer tipos de trajetórias de voo", declarou o chefe do Estado-Maior da Rússia, Valery Gerasimov.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o coronel aposentado e especialista militar Aleksandr Zhilin expressou a opinião que isso não é apenas mais um escudo para proteger o território russo, mas também um sistema que abrange o uso de novas tecnologias e dos últimos avanços da indústria militar do país.
"A declaração sobre a criação do campo de radares único ao longo de nossas fronteiras [russas] significa que está sendo criado um sistema de controle global, inclusive nos pontos longínquos de acesso à nossa fronteira", afirmou.
Ao mesmo tempo, o especialista indicou que o "campo de radares não é apenas um sistema de detecção, mas também exerce uma determinada influência sobre o software desses mísseis".
Nessa conexão, o especialista militar sublinha que "se trata de uso de novas tecnologias, de novos equipamentos que correspondem aos avanços atingidos por nós na ciência, técnica, materiais compósitos, etc.", concluiu.