Também conhecida como Forte Alexandre I, a fortificação foi construída durante o Império russo, entre 1838 e 1845, e fica a 30 km de São Petersburgo, nas águas do golfo da Finlândia.
A fortaleza originalmente serviu para proteger a então capital russa e tinha 103 canhões. Porém, o forte nunca viu uma batalha real, mas sim uma batalha contra peste dentro de suas paredes.
Após a descoberta da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste, no fim do século XIX, o governo russo estabeleceu neste lugar uma Comissão Especial para Prevenção e Cura da Peste na Rússia.
A construção foi reconstruída em 1899 e passou a contar com sistema de aquecimento, um elevador para transportar animais de laboratório e incinerador para cremá-los.
Até o fim de 1917, a maioria dos recursos foi transferida para vários institutos de investigação no país e o laboratório parou de funcionar enquanto a fortaleza passou a ser controlada pela Marinha russa que usava a fortificação como depósito.
Desde então, o edifício abrigou duas festas eletrônicas nos anos 90 e dois shows de TV no início dos anos 2000. Além disso, interessados podem fazer uma viagem de barco à fortaleza.