A publicação afirma que esse sistema de ataque tático-operacional pode destruir dois alvos diferentes em poucos minutos. O sistema destrói de forma muito eficaz instalações militares estacionárias inimigas, como aeroportos, armazéns ou centros de comando. Cada Iskander-M normalmente porta dois mísseis, escreve o comentarista militar da VnMedia.
Mas a característica principal do sistema russo, segundo o autor, é a impossibilidade de sua interceptação e controle durante todo o voo. O especialista explica que nos mísseis Iskander-M são usadas tecnologias stealth e, graças aos materiais absorventes de ondas de rádio especialmente elaborados e ao sistema de controle operacional, os radares inimigos não conseguem detectar tais mísseis.
O alcance do sistema é de até 500 quilômetros e sua carga útil é de cerca de 700 quilos. Com essas características, os Iskander russos são um pesadelo para qualquer sistema de defesa antimísseis, informa o colunista.
Ele também indica que, de acordo com especialistas militares americanos, apenas alguns Iskander são capazes de mudar o equilíbrio de forças em qualquer conflito regional. Por isso os EUA temem que muitos países comprem esse sistema poderoso.