Tran Minh Thanh, o pescador vietnamita, notificou a descoberta a guardas fronteiriços e, sob supervisão deles, levou o torpedo à costa. O projétil de sete metros tem duas hélices coaxiais na popa, e a ponta é pintada de vermelho, indica The Drive. Normalmente, tais características indicam que a munição é de treinamento.
Provavelmente, um dos quase 80 submarinos do Exército Popular de Libertação da China lançou um torpedo durante manobras e, posteriormente, os marinheiros não conseguiram encontrá-lo, diz-se na publicação. Quando o suprimento de combustível no torpedo acabou, ele emergiu e começou a derivar.
A 480 quilômetros da província chinesa de Phu Yen, onde o Yu-6 foi descoberto, localizam-se as Ilhas Paracel — região de intensas disputas entre Vietnã e China. A província também fica a menos de 650 quilômetros ao sul da ilha de Hainan, local de uma das maiores bases submarina chinesa.
O Yu-6 é um torpedo chinês de 533 mm, criado com base na série 53-65 soviética e no americano Mk 48, e entrou em serviço em 2005.