Coalizão continua operações na Síria mesmo após anúncio de saída das tropas dos EUA

© REUTERS / Rodi SaidAs forças dos EUA na sede da Unidade de Proteção do Povo Curdo (YPG) perto de Malikiya, na Síria, em 25 de abril de 2017.
As forças dos EUA na sede da Unidade de Proteção do Povo Curdo (YPG) perto de Malikiya, na Síria, em 25 de abril de 2017. - Sputnik Brasil
Nos siga no
A coalizão internacional liderada pelos EUA continuará combatendo o Daesh* mesmo após o anúncio da saída das tropas estadunidenses da Síria, feito em 19 de novembro pelo presidente Donald Trump.

Trump fez uma declaração anunciando a vitória sobre o Daesh e acrescentou que a luta contra o grupo terrorista era a única razão da presença dos EUA na Sìria.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse que os EUA já iniciaram a retirada das tropas no país, mas que a vitória sobre o Daesh não significava o fim da coalizão internacional na Síria.

Militares dos EUA na Síria - Sputnik Brasil
Moscou duvida que EUA cumpram promessa de retirar tropas da Síria, diz vice-chanceler
"A Operação Resolução Inerente continuou apoiando as forças parceiras da Coalizão com ataques aéreos de precisão e fogo coordenado para progredir na luta contra o ISIS na região da Vale do Rio Eufrates, na Síria, entre 16 e 22 de dezembro. Esses ataques coordenados destruíram locais de logística e áreas de preparação do Daesh; por fim isso causos danos sérios às capacidades de manobra e controle de suas formações de ataque, mas também removeu centenas de combatentes do ISIS do campo de batalha", disse a coalizão em uma declaração.

Ainda de acordo com o documento, o major general britânico Chistopher Ghika, vice comandante de estratégia e informação na Força-Tarefa Conjunta Combinada — Operação Resolução Inerente, afirmou que a missão da coalizão era destruir totalmente os Daesh, enquanto o grupo permanecer uma ameaça à estabilidade da região no longo termo.

A coalizão internacional é formada por mais de 70 países que vêm conduzindo operação contra o Daesh na Síria e no Iraque. As operações da coalizão no Iraque são conduzidas em cooperação com o governo iraquiano, porém não são autorizadas a atuarem na Síria pelo governo local e pelo Conselho de Segurança da ONU.

* O Daesh é um grupo terrorista banido do território russo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала