De acordo com a agência Anadolu, morteiros, tanques e outros veículos blindados foram transferidos de diferentes unidades militares do oeste da Turquia para fortalecimento da fronteira com a Síria.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou anteriormente que Ancara está pronta para iniciar operação militar na cidade síria de Manbij contra as Unidades de Proteção Popular dos curdos sírios (YPG) se os Estados Unidos não as retirarem de lá.
Na sexta-feira (28), o Estado-Maior General da Síria declarou entrada — a pedido da população — do exército na cidade de Manbij, antes controlada por curdos, e hasteou a bandeira da Síria.
Anteriormente, as YPG apelaram ao governo sírio para estabelecer o controle das áreas deixadas por suas tropas, particularmente Manbij, e para protegê-las da invasão turca. Como afirmou porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, o retorno das regiões curdas da Síria para o governo sírio é uma tendência positiva e expande a zona de influencia de Damasco.