A empresa russa Rossiyskiye Kosmícheskiye Sistemy (Sistemas Espaciais Russos), que faz parte da agência espacial russa Roscosmos, acaba de publicar um relatório de 1961 dedicado a voos para outros planetas do Sistema Solar. Até agora, o documento não estava disponível para o público.
Ao divulgar esses dados, os representantes da empresa destacaram a importância dos avanços espaciais da época soviética.
"É uma evidência histórica única de como o sistema de comunicação espacial foi criado, o que tornou possível uma alunissagem (pouso na Lua) suave, a operação dos veículos lunares Lunokhod e os voos de aparelhos soviéticos para Vênus e Marte", explicaram.
Foi para isso que os cientistas fundaram em Eupatória, na Crimeia, o centro de comunicações espaciais Pluton. Este tornou-se o primeiro centro especializado destinado a estabelecer contatos com as espaçonaves que estavam na órbita de Júpiter.
A esse respeito, os autores do relatório apontavam que as atividades do centro de Eupatória iriam garantir a comunicação via rádio com sondas espaciais, além da ligação telefônica e fototelegráfica com espaçonaves tripuladas em um raio de 1 bilhão de quilômetros.