Mensagem de Ano Novo
31 de dezembro de 2018
V. Putin: Prezados cidadãos russos, caros amigos!
O tempo está nos aproximando do novo ano de 2019. Para trás de nós ficou um mês de dezembro saturado, cheio de preocupações, quando nós nos apressamos a completar assuntos urgentes, a concretizar planos para o futuro e, claro, nos preparamos para a festa.
Mas agora nós estamos aguardando com excitação e esperança pela chegada do Ano Novo, vendo os olhos entusiasmados das crianças, estamos sentindo como estão felizes seus pais e avós, caso a família esteja toda junta nestes minutos, e os seus corações sentem o calor do carinho e da atenção.
E então percebemos que este é o feitiço do Ano Novo. E ele é criado pela generosidade da nossa alma, ele está em demanda tanto nos dias de festa, como nos dias comuns, quando nós apoiamos aqueles que precisam de ajuda, quem está só ou está doente. É que realmente não existem desgraças alheias.
Mas a misericórdia sempre responde com o bem, oferece a alegria da cumplicidade.
Caros amigos!
E que os sonhos, mesmo os mais íntimos, se realizem sem falta.
Na noite de passagem do Ano Novo, tal como na infância, nós pensamos nos nossos desejos e esperamos ter sorte e sucesso. Que os tenhamos!
Mas, em qualquer caso, nós sabemos que só é possível alcançarmos o melhor para nós próprios, nossa família, nosso país natal através de nossos próprios esforços, de nosso trabalho conjunto bem articulado. Nós teremos que resolver muitos problemas correntes. Na economia, ciência e tecnologia; na saúde pública, educação e cultura. E, o que é mais importante, obter, passo a passo, um aumento do bem-estar e qualidade de vida. Para que todos os cidadãos da Rússia – cada um de nós – já no ano que vem sintam mudanças para melhor.
Só em conjunto podemos fazê-lo, nunca tivemos ajudantes e nunca teremos. Portanto, é necessário sermos uma equipe bem coesa, unida e forte. Que a amizade e boas esperanças que nos unem agora nos acompanhem no futuro, nos ajudem no trabalho e no alcance dos objetivos comuns.
Caros amigos, apenas alguns segundos nos separam do novo ano de 2019. Vamos desejar felicidades àqueles que estão ao nosso lado; digamos a todos os que são importantes para nós as palavras mais cordiais; vamos agradecer aos pais; abraçar os filhos com carinho e com força; abrir nossos corações em direção uns aos outros. Pois, quando milhões de pessoas sentem sentimentos tão puros, o mundo se enche de amor e confiança.
Desejo-lhes sinceramente alegria e bem-estar, e à nossa Pátria – à nossa Rússia amada – êxitos e prosperidade.
Feliz Ano Novo de 2019!
No decurso da reunião com o estado-maior operativo em Magnitogorsk, realizada hoje, o presidente da Rússia apelou a todos os cidadãos da Rússia para recordarem, durante a chegada do Ano Novo, as pessoas que morreram na tragédia de 31 de dezembro na região de Chelyabinsk: apesar das celebrações, é necessário lembrar as vítimas e os feridos e guardar a memória deles.