Presidente russo é o 'maior presente' para OTAN, diz ex-diretor da CIA

© Sputnik / Sergei Guneev / Acessar o banco de imagensVladimir Putin durante os exercícios militares de grande escala Vostok 2018, 13 de setembro de 2018
Vladimir Putin durante os exercícios militares de grande escala Vostok 2018, 13 de setembro de 2018 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), David Petraeus, chamou o presidente russo Vladimir Putin do "maior presente" para a OTAN durante a conferência Raisina Dialogue, organizada na Índia pelo centro analítico Observer Research Foundation com o apoio do governo indiano.

Segundo Petraeus, a chegada de Putin ao poder proporcionou à Aliança um "novo motivo para a sua existência". 

Vladimir Putin efetuando o tradicional disparo de canhão durante uma visita à Fortaleza de São Pedro e São Paulo na cidade de São Petersburgo - Sputnik Brasil
Vladimir Putin revela sua patente militar
O ex-diretor da CIA opinou que Washington pode contestar a "nova ordem geopolítica" inclusive com a ajuda da OTAN. Ele acrescentou que, apesar das críticas em relação à OTAN por parte do presidente Donald Trump, a Casa Branca continua desenvolvendo planos para aumentar a presença do contingente militar na Europa.

Trump apelou repetidamente aos países da OTAN para aumentarem os recursos destinados à defesa. Segundo a decisão tomada durante a cúpula da Aliança em Bucareste em 2014, todos os países membros devem assumir uma parcela dos gastos equivalente a dois por cento do PIB. No entanto, conforme as estimativas da OTAN de 2017, dos 29 países que integram o bloco, apenas 6 conseguiram atingir esse patamar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала