Os caças-bombardeiros Tornado são exibidos como peças de museu nos EUA, Bulgária e até mesmo na própria Alemanha, destaca o autor do artigo Thorsten Jungholt.
Desde o início dos anos 80, esses aviões estão em serviço da Luftwaffe e, junto com a nova aeronave Eurofighter, são a base da Força Aérea do país. Segundo os planos do Ministério da Defesa da Alemanha, estas aeronaves permanecerão em serviço até 2025, e depois serão substituídas por aviões novos.
No entanto, segundo o Die Welt, este processo de substituição dos Tornado não está garantido, podendo enfrentar vários obstáculos.
Ao mesmo tempo, não é mais possível adiar a decisão por muito tempo, já que os gastos de manutenção de aviões obsoletos estão crescendo e fica cada vez mais difícil fornecer as peças necessárias, explica o autor.
Além disso, há outro problema: devido à falta de peças sobressalentes e à recusa de treinar os pilotos nos EUA, o processo de preparação das tripulações do Tornado se torna muito longo, escreve o Die Welt. Assim, desde 2017, apenas um piloto e quatro operadores de sistemas de bordo foram preparados, diz-se na publicação.
O tenente-general Ingo Gerharts, inspetor da Força Aérea da Alemanha, afirmou que preferiria ver os Tornado apenas no museu de história militar, por isso é importante que o departamento militar alemão resolva rapidamente o problema da substituição deste avião obsoleto, conclui o Die Welt.
Há duas modificações principais: o caça-bombardeiro Tornado IDS e o interceptor Tornado ADV. É uma das principais aeronaves de combate da OTAN, tendo sido ativamente usada durante os combates no Iraque e nos Balcãs. Também pode transportar armas nucleares.