De acordo com Solomatin, Damasco, juntamente com a Sociedade do Crescente Vermelho Árabe Sírio, organizaram em 30 de janeiro o envio de ajuda humanitária para Hajin, localizada na margem leste do rio Eufrates.
"Uma coluna de ajuda humanitária que consiste em 10 caminhões que transportam água engarrafada, comida e suprimentos médicos, bem como produtos de higiene e necessidades básicas, foi bloqueada na área do assentamento de Al-Husaynia por unidades das Forças Democráticas Sírias curdas, apoiadas pelos EUA", disse Solomating durante um briefing.
Solomatin especificou que a milícia curda forçou o comboio a retornar, obedecendo ordens estritas dos oficiais militares dos EUA.
Os destacamentos árabe-curdos das Forças Democráticas da Síria (FDS) estão envolvidos em uma operação militar contra o Daesh no último posto avançado dos terroristas na cidade de Hajin. A coalizão liderada pelos EUA vem realizando frequentes ataques aéreos contra Hajin e aldeias próximas, sob o pretexto de ajudar os curdos em seu combate anti-Daesh.