As informações do relatório sugerem que há dúvidas sobre a confiabilidade dos sistemas de aviação naval de um dos principais navios da Marinha dos EUA.
A embarcação já excedeu seu orçamento em aproximadamente US$ 13 bilhões (R$ 47 bilhões). Além disso, o porta-aviões deveria estar pronto em 2015, contudo, os seguidos atrasos prejudicaram seu desenvolvimento.
Segundo uma análise realizada pelo diretor de teste operacional do Departamento de Defesa, Robert Behler, o USS Ford "provavelmente não alcançará" a geração do índice requerido de 160 lançamentos por dia (12 horas de voo por dia), sendo que a embarcação foi projetada para uma capacidade de 270 lançamentos por dia (24 horas de voo por dia), conforme publicação da Bloomberg.
O número de lançamentos (SGR) é um dos índices mais importantes utilizados para avaliar qualquer porta-aviões. Observando que o navio da classe Nimitz possui um SGR de 120, com um aumento de capacidade de 240.
Behler também anunciou que, apesar das melhorias, a confiabilidade ruim e desconhecida continua atingindo o navio e seus principais sistemas.
As declarações de Behler estão relacionadas às "suposições irreais" de que o navio "ignora os efeitos climáticos, emergências das aeronaves, manobras dos navios e as operações de voo da composição da Ala Aérea".
O diretor de teste operacional do Pentágono, responsável pelos testes de 2009 a 2016, J. Michael Gilmore declarou em 2013 que eram poucas as possibilidades do porta-aviões USS Ford atingir o SGR requerido de 160 a 270 lançamentos por dia.
Segundo o porta-voz do Comando de Sistema Aéreo Naval, 747 lançamentos e pousos correspondem a um "número insuficiente de eventos para tirar qualquer conclusão sobre a confiabilidade".
O primeiro lançamento bem-sucedido do sistema de lançamento de um F/A-18 ocorreu em agosto de 2017. Além disso, o porta-aviões recebeu apenas um dos 11 elevadores de armas planejados. Entretanto, o presidente norte-americano, Donald Trump, garantiu que o porta-aviões receberá os elevadores quando estiver pronto e for lançado ao mar.