Distinguido pelo formato de charuto, a trajetória acelerada e a ausência da cauda peculiar aos cometas, o Oumuamua despertou uma versão singular sobre sua gênese no astrônomo da NASA Zdenek Sekanina.
Alguns especialistas dizem que o Oumuamua é um asteroide, outros o qualificam como um cometa e os teóricos da conspiração sugerem que seja uma espaçonave extraterrestre.
Segundo Bortle, os restos desses cometas podem apresentar um formato exótico, propriedades de rotação peculiares e porosidade extremamente alta.
Sekanina observou que a descrição de Bortle se encaixa perfeitamente com as características do Oumuamua. Aliás, o primeiro aspecto que chamou a atenção dos cientistas foi a aparência de charuto, além da rotação caótica.
O especialista estimulou cientistas a estudar dados de arquivos para tentar descobrir o momento em que houve a desintegração de um cometa cuja parte poderia ser o Oumuamua.
O enigmático objeto interestrelar foi descoberto em outubro de 2017 com o telescópio Pan-STARRS do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí.