O processo, que aconteceria entre 2025 e 2035, é o resultado de um acordo entre as três principais empresas de energia elétrica que operam no país — a Endesa, Iberdrola e Naturgy — junto ao Ministério de Transição Ecológica da Espanha, informou a Corner.
De acordo com a Energia 16, o projeto do governo pretende combater a mudança climática e tentará inibir a venda de gasolina, diesel e carros híbridos em 2040 e usar energia proveniente da luz solar dos parques eólicos produzir pelo menos 3.000 megawatts de energia por ano, o que pode alimentar milhares de casas.
A Ministra da Transição Ecológica, Teresa Ribera indicou que a eletrificação, a eficiência e as energias renováveis serão a abordagem em três frentes para a transição bem-sucedida da energia nuclear para a energia renovável.
Os projetos seriam submetidos à União Europeia para aprovação até o final de 2018. No entanto, isso não aconteceu. Ribera, desde então, indicou que os planos seriam levados aos parlamentares em 22 de fevereiro, informou a Reuters.