Há 60 anos, engenheiros soviéticos desenvolveram um submarino secretamente para favorecer conceitos inovadores do veículo.
O projeto resultou em um submarino dotado de mísseis guiados, sendo chamado primeiramente de K-162 e posteriormente de K-222, que ficou conhecido por sua velocidade.
O submarino mais veloz de todos os tempos foi construído de titânio, entrando em serviço em 1969. Entretanto, foi em 1970 que o projeto 661 estabeleceu seu recorde mundial ao atingir a velocidade de 82,8 km/h, que, inclusive, não foi quebrado até hoje.
Após ordem direta da União Soviética, engenheiros trabalharam para desenvolver um submarino que fosse veloz, porém, o desenvolvimento demorou, ficando pronto quase dez anos depois. Além disso, o K-162 recebeu mais de 400 novas soluções técnicas e era muito caro, por isso recebeu o apelido de "Peixe Dourado".
O casco do projeto 661 foi revestido internamente e externamente com titânio, por ser melhor que aço e alumínio. Na ocasião, o titânio ofereceu benefícios em termos de força e resistência contra corrosão. Entretanto o processo de construção de um submarino de grandes dimensões totalmente revestido por titânio foi considerado como um processo complexo e demorado.
Além disso, o projeto 661 recebeu um avançado reator nuclear, que contribuiu para uma eficiência térmica, podendo ser operado a temperaturas mais elevadas do que a refrigeração líquida e sem o risco de fervura do refrigerador.
Apesar dos problemas apresentados pelo submarino, como, por exemplo, seu alto ruído, o equipamento forneceu experiência em diferentes abordagens, principalmente no desenvolvimento de tecnologias de reatores e proteção de casco de titânio.
O K-162 ou projeto 661 foi projetado especialmente para atacar os porta-aviões dos EUA, entretanto, devido a seu alto custo, é o único submarino do Projeto 661.