Em fevereiro, Viktor Kladov, chefe do departamento de cooperação internacional da estatal russa Rostec, declarou à Sputnik que a Rússia demonstraria pela primeira vez seu simulador de jato Yak-130 no show aéreo LIMA 2019, e também negociaria a aeronave na feira.
"A [Russian] United Aircraft Corporation levará a aeronave de treinamento de combate Yak-130 para a exposição. [O jato] não só participará do programa de voo da exposição, como também os malaios testemunharão suas capacidades de combate em um regime. Um dos pilotos de testes do Yakovlev Design Bureau vai pilotar o avião e mostrar ao colega da Malásia todas as possibilidades do russo Yak-130 no ar", informou a fonte.
Além disso, os Cavaleiros Russos, uma equipe de demonstração acrobática da Força Aérea Russa, também participará do programa de voo do próximo evento, de acordo com a fonte.
O Yak-130 é um avião de treinamento de combate de dois lugares produzido pela Irkut Corporation, parte da United Aircraft Corporation. A Rússia exporta com sucesso esses jatos para vários países estrangeiros, incluindo Mianmar e Laos.
O modelo é uma nova geração de aviões a jato de dois lugares concebido como uma escola, ele também pode ser usado para travar batalhas, especialmente em condições meteorológicas complicadas.
A aeronave tem um sistema para imitar os controles de diferentes aeronaves, incluindo o caça russo de quinta geração Su-57. O Yak-130 tem uma carga máxima de combate de três toneladas, uma velocidade máxima de 1.060 km/h e uma autonomia de 2.000 km.
O avião não precisa de condições especiais para suas bases, ele também pode pousar em pistas improvisadas.
A Exposição Internacional Marítima e Aeroespacial de Langkawi (LIMA) será realizada na Malásia, em Langkawi, de 26 a 30 de março. Ela é realizada uma vez a cada dois anos desde 1991 e é considerado um dos maiores espetáculos de equipamento militar na região Ásia-Pacífico. O evento é co-organizado pelo Ministério da Defesa da Malásia.